Biblioteca Municipal

 

A Biblioteca Municipal de Ponte de Sor é o centro local de informação que fornece as condições básicas para a aprendizagem ao longo da vida, fomentando, desta forma, a cidadania ativa, independentemente do nível cultural e do grupo social do indivíduo, numa lógica de articulação com o seu meio envolvente, exercendo ainda uma missão patrimonial relacionada com a recolha, conservação e disponibilização da cultura local em toda a sua diversidade. Para o cumprimento desta missão, a Biblioteca dispõe de vários serviços, disponíveis nos três espaços referidos de seguida.

 

Espaço multimédia: equipado com 6 postos informáticos e 2 de visionamento de vídeos, disponibiliza recursos de informação eletrónica. Nesta sala encontram-se também, para consulta presencial, diversas publicações periódicas, nomeadamente jornais e revistas. Por último, é neste local que funcionam os serviços de impressão e reprodução, de registo de leitores e de empréstimo domiciliário.

 

Espaço infantil: dispõe de diferentes coleções, com especial destaque para a recentemente atualizada coleção de livro infantil, para além de um conjunto de jogos, cd's e dvd's, devidamente complementado com a existência de um posto informático e de um outro de visionamento vídeos. Periodicamente, decorrem neste espaço atividades em torno da promoção do livro e da leitura, desde a primeira infância.

 

Sala de leitura geral: onde se encontram, em livre acesso, as coleções destinadas aos públicos adulto (piso inferior) e juvenil (piso superior). Organizadas tematicamente com recurso à Classificação Decimal Universal (CDU), as coleções estendem-se desde a Filosofia e Psicologia (Classe 1) à História e Geografia (Classe 9), das Ciências Aplicadas (Classe 6) à Arte e Desporto (Classe 7), passando pela Literatura, a classe mais representativa, na qual o utilizador poderá encontrar os mais diversos géneros literários, de autores representativos das mais variadas culturas.

 

Fundo Local: Na sala de leitura geral encontra-se disponível o fundo local da Biblioteca Municipal de Ponte de Sor, onde se reúne as mais importantes obras sobre o concelho de Ponte de Sor, destacando-se a História, o Património Cultural e Natural, o Turismo e a Literatura de autores locais, como é o caso da obra literária de José Luís Peixoto, natural da freguesia de Galveias.

 

 

 

Agenda

Sex. Jul. 07 @08:00 -
Festas da Cidade
Sáb. Jul. 08 @08:00 -
Bolota | Festival de Artes de Rua
Sáb. Jul. 08 @08:00 -
Festas da Cidade
Dom. Jul. 09 @08:00 -
Bolota | Festival de Artes de Rua
Dom. Jul. 09 @08:00 -
Festas da Cidade