Património Arquitetónico Religioso

Situado já fora de Galveias, na estrada que segue para Ponte de Sor, é um edifício simples mas elegante, com frontaria de espaldar recortado, rasgada ao centro por um óculo, entre duas pilastras de alvenaria encimadas por coruchéus. Tem anexa à esquerda uma pequena edificação que serve de sacristia e que pode ter sido a primitiva capela, apresentando um altar em alvenaria, com um baixo-relevo onde é possível ainda identificar algumas figuras semelhantes às típicas representações das Almas no Purgatório.

A origem do edifício atual remonta, pelo menos, a finais do século XVI, embora tenha sofrido importantes obras no século XVIII e, mais recentemente, na década de 1960. A fachada principal apresenta largo respaldo recortado, encimado por uma cruz entre duas volutas; à esquerda, a torre sineira, com quatro olhais e cúpula semiesférica; o portal em mármore é encimado pelo janelão do coro alto, com vitral.

Datada, pelo menos, do século XVIII, foi alvo de uma recente intervenção de restauro (2011). Situada num ponto alto e com uma vista privilegiada, a Capela apresenta uma fachada simples e despojada, com portal reto ao centro e duas pequenas janelas laterais, gradeadas, conjunto enquadrado por pilastras encimadas por fogaréus piriformes; sobreposto ao frontão, no centro, o campanário.

Mapa de Ponte de Sor